Brasão

Secretaria Municipal de Fazenda

Legislação Consolidada

   Imprimir
ANEXOS PORTARIA SMF N° 011/2010
 
ANEXOS I A V
 
 

ANEXO I

 

Especificações gerais:

Para cada módulo da DES-IF deverá ser gerado um único arquivo com todos os dados de todas as dependências da instituição no município de Belo Horizonte. Os arquivos são todos no formato TXT e devem ser construídos conforme as definições dos Anexos II, III, IV e V.

A Secretaria de Finanças disponibilizará para download no site da Prefeitura de Belo Horizonte o programa validador da DES-IF doravante denominado Aplicativo, as tabelas e toda a documentação necessária para instalação e construção dos arquivos da DES-IF.

 

Fluxo para cumprimento desta obrigação acessória:

1. A Instituição verifica a existência de nova versão do Aplicativo, faz o download e instala em seu ambiente ou atualiza;

2. A Instituição constrói os arquivos referentes aos módulos da DES-IF conforme padrões e formatos especificados nos anexos II, III, IV e V.

3. A Instituição executa o aplicativo e importa o arquivo do módulo da DES-IF construído no passo dois.

4. O Aplicativo executa as rotinas de consistências necessárias através do cruzamento das informações contidas no arquivo e tabelas disponibilizadas pelo Fisco Municipal;

5. No caso do arquivo apresentar erros na validação, a Instituição visualiza e promove a correção dos erros, voltando ao passo dois;

6. No caso da validação ser bem sucedida, o representante ou procurador legal da Instituição, através do Aplicativo, assina digitalmente o arquivo validado;

7. A Instituição, através do Aplicativo, envia o arquivo do módulo da DES-IF, assinado, para o Fisco Municipal;

8. O Fisco Municipal verifica a versão do Aplicativo, autenticidade (Certificação Digital) e autorização do remetente (Procuração) da DES-IF e retorna o protocolo de recebimento.

9. A Instituição envia a confirmação do recebimento do Protocolo.

10. Se não for recebido o Protocolo, a instituição deverá acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte e verificar a existência do Protocolo.

11. Se Protocolo não encontrado, a Instituição deverá retornar ao passo sete.

12. Se após o recebimento da DES-IF pelo Fisco Municipal com a devida geração do Protocolo, a Instituição constatar alguma inconsistência nos dados enviados, deverá ser feito novo arquivo, iniciando todos os procedimentos a partir do passo dois, com a especificação de DES-IF retificadora para os Módulo Apuração Mensal do ISSQN e Módulo Demonstrativo Contábil conforme definido nos anexos II e IV.

 

Será considerada cumprida a obrigação de entrega do arquivo da DES-IF no ato da geração do Protocolo, independentemente do recebimento deste pelo contribuinte e de sua confirmação.

Não são admitidas declarações complementares. Para os casos em que se fizer necessária a complementação deverá ser feita a declaração retificadora com a informação completa de todos os dados relativos ao Módulo em questão.

 

Assinatura:

A Assinatura Digital deve ser fornecida por Entidade Certificadora vinculada ao ICP-Brasil. A DES-IF deverá ser assinada digitalmente pela Instituição ou Procurador.

 

Configuração mínima do computador

Configurações desejáveis para funcionamento:

- Processador CPU - 2.8 GHZ

- Memória - RAM 1.00 GB

- Espaço HD - 50.00 MB

- Sistema operacional - Windows XP ou superior, Linux

Para o funcionamento do aplicativo é necessário que a Máquina Virtual Java (JVM) disponível no site da Prefeitura de Belo Horizonte junto com o instalador do aplicativo.

 

Estrutura dos arquivos:

Arquivo único por módulo de declaração contendo os registros conforme leiaute definido nos demais anexos, construído obrigatoriamente no padrão de codificação UTF-8 , formato TXT, com as seguintes delimitações:

 

Tipo

Delimitador

 

Símbolo

Descrição

Campo

|

Pipeline

Multivalor

§

Parágrafo

Subvalor

£

Libra

 

Os caracteres usados como delimitadores de campo, multivalor e subvalor não podem fazer parte do conteúdo de campos, sendo de uso restrito para a função de delimitador.

Não é necessário completar com zeros ou espaços os valores informados para os campos numéricos e alfanuméricos, respectivamente, de forma a obter o tamanho definido para cada campo.

 


Leiaute dos registros

Legenda

 

Título

Nome

Descrição

Número

Indica o número do campo.

Campo

Campo

Indica o mnemônico do campo.

Descrição

Descrição

Indica a descrição da informação requerida no campo respectivo.

Oc

Ocorrência

Número de vezes que a informação pode ser apresentada.

Obr

Obrigatório

Obrigatoriedade de preenchimento.

Tipo

Tipo

N – Numérico

C – Caracteres

Campos cujo padrão é  “AnoMes” (aaaamm), excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como “.”, “/“, “-”);

Devem ser informados conforme o padrão “Ano” (aaaa);

D – Data equivale a numérico de oito caracteres, padrão “AnoMesDia”, formato aaaammdd, excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como “.”, “/“, “-” etc.) e preenchido com zeros à esquerda

Tam

Tamanho

Quantidade máxima de caracteres ou precisão numérica, dependendo do tipo de informação.

16,2 = 14 inteiros e 2 decimais - Formato: 99999999999999,99. Utilizar “,” (vírgula) como separador de casa decimal e “-“ (traço) para identificar valor negativo. Não utilizar separadores de milhar ou quaisquer outros caracteres

IMPORTANTE: Para cálculo do imposto, o resultado da operação deve ter somente dois dígitos decimais. O uso do arredondamento é definido pelo município e deve ser indicado no campo 15 do Registro 0000 (Tipo_Arred), sendo 1 – Arredondado e 2 - Truncado.

Importante: Em Belo Horizonte, o tipo de arredondamento adotado é o 1 – Arredondado

 

 

Exemplos:

 

 

Resultado

Arredondado

Truncado

0,0049999

0,00

0,00

0,005

0,01

0,00

0,008

0,01

0,00

 

 

 

 

 

 

 

Regra de preenchimento

Regra de preenchimento

Descrição das regras complementares para preenchimento do campo.

Erro Alerta

Erro Alerta

Código da mensagem de erro ou alerta, conforme Anexo 10 – Tabela de Mensagens de Erro e Alerta

Códigos começados com “E” representam ‘Erro’ e “A”, ‘Alerta’, sendo que o erro impede a geração da Declaração e o alerta não impede.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II

MÓDULO APURAÇÃO MENSAL DO ISSQN

 

Nesse módulo são declarados os demonstrativos de apuração mensal do ISSQN de todas as dependências da instituição no município, destacando a receita tributável por subtítulo contábil e alíquota, deduções legais, incentivos fiscais, processos de suspensão da exigibilidade, bem como todos os demais dados que integram a apuração do imposto.

Entrega até o dia 20 do mês seguinte ao mês da competência dos dados declarados.

Arquivo único, conforme estrutura especificada no Anexo I, com quatro tipos de registros, a saber:

REGISTRO 0000 - Identificação da declaração

É o conjunto de informações que identificam a Instituição, módulo da declaração, competência e opção de consolidação. Possui uma única ocorrência por arquivo, sendo obrigatoriamente o primeiro registro desse módulo.

 

REGISTRO 0400 - Identificação da dependência

É o conjunto de informações que identifica a estrutura da Instituição, suas dependências, o detalhamento dos dados cadastrais e tipo da declaração. Deve ser informado um registro 0400 para cada dependência da Instituição no município de Belo Horizonte, independentemente da sua classificação, relação de dependência, modelo adotado de contabilização de suas receitas e quaisquer outros entendimentos.

 

REGISTRO 0430 - Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo

Demonstrativo da apuração, por Subtítulo, da receita tributável mensal por alíquota e imposto devido.

Deverão ser informados mensalmente, por dependência, todos os Subtítulos sujeitos à incidência do ISSQN que tiveram movimentação em pelo menos um dia do período.

 

REGISTRO 0440 - Demonstrativo da apuração do ISSQN mensal a recolher

Demonstrativo da apuração do ISSQN mensal a recolher com as devidas deduções e ajustes na receita declarada, incentivos autorizados em lei e depósitos judiciais.

Os créditos a compensar só poderão ser referentes a pagamento a maior de ISSQN em competências anteriores ao aproveitamento do crédito, nos termos da legislação municipal.

É o resultado da consolidação do Registro Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulos agrupados por alíquota e conforme tipo da consolidação (Tipo_Cnso) informado no campo 12 do Registro Identificação da Declaração (Registro 0000), a saber:

 

Tipo de consolidação

Descrição

Campo de Agrupamento

1

Instituição e alíquota

Aliq_ISSQN

3

Dependência e alíquota

CNPJ_Unif e Aliq_ISSQN

 

Somente serão aceitos os Tipos de Consolidação igual a “1” (Instituição e alíquota) ou “3’ (Dependência e alíquota).

 

DES-IF sem movimento:

 

A Instituição Financeira que não tiver movimentação para as dependências estabelecidas no município não devem informar o Registro do Demonstrativo da apuração do ISSQN mensal a recolher (0430) para a dependência ou instituição, conforme o tipo de consolidação, ou seja, a declaração deve conter somente os registros:

Identificação da declaração (0000)

Identificação da dependência (0400)

Demonstrativo do ISSQN mensal a recolher (0440), sendo que deve ser informado sem valor.

A declaração sem movimento pode ser:

Para toda a instituição à tipo de consolidação igual a 1 (Instituição e alíquota) ou 2 (Instituição, alíquota e código de tributação DES-IF)

Para uma ou mais dependências à tipo de consolidação igual a 3 (Dependência e alíquota) ou 4 (Dependência, alíquota e código de tributação DES-IF)

Em síntese:

 

a) DESIF negativa para tipo de consolidação = 1 (instituição + alíquota): haverá somente um registro 440, que deverá ser preenchido conforme item 4.2.9.1 do Termo de Referência;

b) DESIF negativa para tipo de consolidação = 3 (dependência e alíquota): deve haver TANTOS registros 440 QUANTAS FOREM as dependências com contabilidade própria  informadas ou seja, dependências cujo campo 10 (indicador de contabilidade própria) dos respectivos registros 0400 for igual a 1.

 

O Registro do Demonstrativo da apuração do ISSQN mensal a recolher deve ser preenchido conforme tabela a seguir:

 

Campo

Obr

Regra de preenchimento

1

Num_Linha

S

Sequencial

2

Reg

S

0440”

3

CNPJ

S

Se R0000.Tipo_Cnso = 1 ou 2, informar R0000.CNPJ_Resp_Rclh, senão, informar R0400.CNPJ_Unif

4

Cod_Trib_DESIF

N

Não deve ser informado

5

Rece_Decl_Cnso

S

Deve ser preenchido com zero

6

Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu

N

Não deve ser informado

7

Dedu_Rece_Decl_Cnso

N

Não deve ser informado

8

Desc_Dedu

N

Não deve ser informado

9

Base_Calc

S

Deve ser preenchido com zero

10

Aliq_ISSQN

S

Deve ser preenchido com zero

11

Valr_ISSQN_Devd

S

Deve ser preenchido com zero

12

Valr_ISSQN_Retd

N

Não deve ser informado

13

Inct_Fisc_Sub_Titu

N

Não deve ser informado

14

Inct_Fisc

N

Não deve ser informado

15

Desc_Inct_Fisc

N

Não deve ser informado

16

Valr_A_Cmpn

N

Não deve ser informado

17

Orig_Cred_A_Cmpn

N

Não deve ser informado

18

Valr_ISSQN_Rclh

N

Não deve ser informado

19

Motv_Nao_Exig

N

Não deve ser informado

20

Proc_Motv_Nao_Exig

N

Não deve ser informado

21

ISSQN_A_Relh

N

Não deve ser informado

 

ESPECIFICAÇÃO DOS REGISTROS

 

Registro 0000:

 

É o registro de abertura do arquivo digital e, portanto, deve ser obrigatoriamente o primeiro registro do arquivo.

Observações:

- Registro obrigatório

- Nível hierárquico – 0

- Ocorrência: um (por arquivo)

- Conjunto de campos único por linha no arquivo: não há.


Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a sequência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0000’

1-1

S

C

4

 

ED035

EG009

EG012

EG014

ED037

3

CNPJ

Identificação da Instituição composta dos 8 primeiros algarismos do CNPJ

1-1

S

C

8

Sem máscara de formatação

ED001

EG009

4

Nome

Razão Social da Instituição

1-1

S

C

100

 

ED002

EG009

5

Tipo_Inti

Identifica o tipo de Instituição a qual se refere esta declaração, conforme Tabela de Títulos (Anexo 2)

1-1

S

C

1

Deve pertencer à Tabela de Títulos (Anexo 2)

ED003

ED020

EG009

6

Cod_Munc

Código do município onde será entregue a declaração (Tabela de Municípios do IBGE)

1-1

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios do IBGE (Anexo 5)

EG001

EG008

EG009 EG010

7

Ano_Mes_Inic_Cmpe

Ano e mês de início competência da declaração. Formato: aaaamm

1-1

S

C

6

Ano e mês válidos

Modu_Decl = 1 à Mês deve ser igual a 01 (janeiro), exceto para início de atividades em mês diferente de janeiro.

Modu_Decl = 3 à Mês deve ser igual a 01 (janeiro), exceto para:

·          início de atividades em mês diferente de janeiro

·          em caso de alteração do PGCC e tabelas dentro do exercício, informar início da vigência.

Ano não pode ser inferior a 10 anos ou maior que o corrente

A002

A007

ED004

ED005

EG007

EG009

8

Ano_Mes_Fim_Cmpe

Ano e mês de fim da competência da declaração. Formato: aaaamm

1-1

S

C

6

Ano e mês válidos

Modu_Decl = 1 ou 3à Mês deve ser igual a 12 (dezembro) e ano igual ao ano de Ano_Mes_Inic_Cmpe, exceto para empresa que encerrou sua atividade antes do mês de dezembro

Modu_Decl = 2 à deve ser igual a Ano_Mes_Inic_Cmpe

A001

ED004

ED005

ED023

ED052

EG007

EG009

 

9

Modu_Decl

Módulo da declaração.

1 – Demonstrativo Contábil

2 – Apuração Mensal do ISSQN

3 – Informações Comuns aos Municípios

1-1

S

N

1

 

ED014

ED015

EG008

EG009

10

Tipo_Decl

Identificação do tipo da declaração

1 – Normal

2 – Retificadora

1-1

S

N

1

Modu_Decl = 3 à Tipo deve ser igual a 1 (Normal)

ED006

ED018

ED046

EG008

EG009

11

Prtc_Decl_Ante

Protocolo da declaração a ser retificada ou complementada

0-1

N

C

30

Obrigatório para Tipo_Decl igual a 2 (Retificadora)

Não deve ser informado para Tipo_Decl igual a 1 (Normal)

ED024

ED025

ED026 EG009

12

Tipo_Cnso

Indica o tipo da consolidação para fins de apuração do imposto mensal a recolher

1 – Instituição e alíquota

2 – Instituição, alíquota e código de tributação DES-IF

3 – Dependência e alíquota

4 – Dependência, alíquota e código de tributação DES-IF

0-1

N

N

1

Modu_Decl = 1 ou 3 à Tipo não deve ser informado

Modu_Decl = 2 à Tipo deve ser informado. Se declaração sem movimento, informar 1 – “Instituição e Alíquota"

Importante: Para o município de Belo Horizonte serão aceitos somente os tipos “1” – Instituição e alíquota e “3” – Dependência e alíquota

ED012

ED021

ED022 ED031

ED047

EG008

EG009

 

 

13

CNPJ_Resp_Rclh

Dependência com responsabilidade pelo recolhimento do ISSQN. Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ da dependência responsável pelo recolhimento do ISSQN, inclusive dígito verificador e sem máscara de formatação.

0-1

N

C

6

Modu_Decl = 1 ou 3 à CNPJ responsável pelo recolhimento não deve ser informado

Modu_Decl = 2 à CNPJ responsável pelo recolhimento deve ser informado conforme regra de tipo de consolidação.

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo.

Deve existir no Registro de Identificação da dependência, com contabilidade própria e pertencer ao município da entrega da declaração

Obrigatório se Tipo_Cnso igual a 1 – “Instituição e alíquota” ou 2 – “Instituição, alíquota e código de tributação DES-IF” ou se não houver ocorrências do  Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo

Não informar se Tipo_Cnso igual 3 – “Dependência e alíquota” ou 4 – “Dependência, alíquota e código de tributação DES-IF”

ED013 ED019

ED032

ED033

ED034

ED048 ED051

EG004

EG009

 

14

Idn_Versao

Identificador da versão da DES-IF

1-1

S

C

10

Deve conter o número da versão atual da DES-IF no município, formato x.xx

Em BH equivale à versão do Termo de Referência disponível no site do bhissgital

ED042

ED043 EG009

15

Tipo_Arred

Tipo do arredondamento de cálculo dos valores:

1 – Arredondado

2 – Truncado

0-1

N

N

1

Modu_Decl = 1 ou 3 à Tipo não deve ser informado

Modu_Decl = 2 à Tipo deve ser informado.

Em BH, o tipo de arredondamento aceito é 1 – “arredondado”.

ED044

ED045

ED049

EG008

EG009

 

 

Registro 0400:

 

Contém a identificação das dependências. Deve ser informado um registro para cada dependência da instituição no município de Belo Horizonte, com ou sem inscrição municipal, com ou sem contabilidade própria. Para efeitos de informação nesse arquivo digital, entende-se por dependência toda unidade com inscrição no cadastro municipal, toda unidade identificada no Banco Central e ainda toda unidade que embora não possua inscrição municipal tem os seus registros contábeis demonstrados em balancetes próprios.

 

Observações:

Módulo da declaração: Demonstrativo Contábil e Apuração Mensal de ISSQN

Registro obrigatório

Nível hierárquico – 1

Ocorrência: vários (por arquivo)

Conjunto de campos único por linha no arquivo:

Cod_Depe


Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a sequência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0400’

1-1

S

C

4

 

ED036

ED050

EG009

EG012

EG014

3

Cod_Depe

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado

1-1

S

C

15

Não pode ter mais de uma ocorrência para a declaração

EG002

EG009

ED028

ED039

 

           

4

Indr_Insc_Munl

 

Indica se Inscrição Municipal foi informada no campo Cod_Depe

1 – Inscrição Municipal

2 – Código interno da Instituição

1-1

S

N

1

 

ED007

ED041

EG008

EG009

5

CNPJ_Proprio

Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ da dependência, inclusive com dígito verificador e sem máscara de formatação.

0-1

N

C

6

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo

EG004

EG009

ED029

 

6

Tipo_Depe

Identificação do tipo de dependência da Instituição, conforme Tabela de Tipos de Dependência

1-1

S

N

2

Deve existir na Tabela de Tipos de Dependência (Anexo 8)

ED008

ED017

EG008

EG009

7

Endr_Depe

Endereço (logradouro, número, complemento, bairro).

0-1

N

C

100

Obrigatório se Indr_Insc_Munl igual a 2 (Código interno da Instituição)

ED009

EG009

8

CNPJ_Unif

Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ da dependência responsável junto ao BACEN, inclusive com dígito verificador e sem máscara de formatação.

1-1

S

C

6

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo

ED038

ED040

EG004

EG009

 

9

Cod_Munc

Código do município onde está estabelecida a dependência unificadora (Tabela de Municípios do IBGE), se exterior colocar 9999999

1-1

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios do IBGE (Anexo 5), se diferente de 9999999

EG001

EG008

EG009

EG010

10

Ctbl_Propria

Identifica se declarante possui contabilidade própria

1 – Sim

2 – Não

1-1

S

C

1

Se CNJP_Propria igual CNPJ_Unif e dependência não for paralisada, Ctbl_Propria deve ser igual a 1 (Sim)

A005

ED016

EG009

EM010

11

Dat_Inic_Para

Data de início da paralisação comunicada ao BACEN. Formato: aaaammdd

0-1

N

D

 

Data válida

Deve ser anterior à Ano_Mes_Fim_Cmpe do Registro de Identificação da declaração

Data não pode ser superior a 10 anos que o corrente

A006

EG005

EG009

ED030

 

12

Dat_Fim_Para

Data de fim da paralisação comunicada ao BACEN. Formato: aaaammdd

0-1

N

D

 

Data válida.

Preenchido somente se Dat_Inic_Para for informada

Deve ser superior a Dat_Inic_Para

Deve ser anterior a Ano_Mes_Fim_Cmpe do Registro de Identificação da declaração

Diferença entre Dat_Inic_Para e Dat_Fim_Para não pode ser superior a 180 dias

A003

ED010

ED011

ED027

EG005

EG009

 

 

Registro 0430:

 

Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo. Deve se informado um registro para cada subtítulo de cada dependência com contabilidade própria, movimentado no período e cuja receita refere-se à prestação de serviços. No caso de um subtítulo conter receitas sujeitas a alíquotas diferentes, informar tantos registros para o subtítulo quantas forem as alíquotas incidentes.

 

Registro 0430: Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo

Observações:

Módulo da declaração: Apuração Mensal de ISSQN

Registro não obrigatório

Nível hierárquico – 2

Ocorrência: vários (por arquivo)

Conjunto de campos único por linha no arquivo:

Cod_Depe

Sub_Titu

Cod_Trib_DESIF

Aliq_ISSQN

 

Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0430’

1-1

S

C

4

Obrigatório se dependência não estiver paralisada e tiver contabilidade própria

EG009

EG012

EG014

3

Cod_Depe

 

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado

1-1

S

C

15

Deve ter sido informado no Registro de Identificação da dependência.

EG002

EG006

EG009

EM019

 

4

Sub_Titu

Código do Subtítulo analítico, conforme o PGCC interno, com incidência de ISSQN. Sem uso de máscara de edição.

1-1

S

C

30

 

EG009

EM071

 

5

Cod_Trib_DESIF

Código de tributação DES-IF

1-1

S

C

20

Deve existir na Tabela de Códigos de Tributação da DES-IF (Anexo 6)

Deve existir na Tabela Códigos de Tributação do Município (Anexo 7) dentro da vigência da declaração

EG009

EG011

EM004

 

6

Valr_Cred_Mens

Valor total dos lançamentos a crédito do Subtítulo

1-1

S

N

16,2

O valor deve ser maior ou igual a zero.

EG008

EG009

EM026

EM061

7

Valr_Debt_Mens

Valor total dos lançamentos a débito do Subtítulo

1-1

S

N

16,2

O valor deve ser maior ou igual a zero.

EG008

EG009

EM027

EM062

8

Rece_Decl

Valor da receita tributável pelo ISSQN do Subtítulo, no mês de competência, em R$

1-1

S

N

16,2

Deve ser maior ou igual a zero

Caso resultado seja negativo, Rece_Decl igual a zero

EG008

EG009

EM021

EM063

9

Dedu_Rece_Decl

Valor total de deduções legais da receita declarada, em R$.

0-1

N

N

16,2

Deve ser menor ou igual a Rece_Decl

EG008

EG009

EM028

EM064

10

Desc_Dedu

Discriminação das deduções da receita declarada (descrição e valor em R$)

0-1

N

C

255

Obrigatório se Dedu_Rece_Decl for informado

EG009

EM029

EM072

11

Base_Calc

Valor da base de cálculo do ISSQN (Rece_Decl –  Dedu_Rece_Decl), em R$.

1-1

S

N

16,2

Deve ser igual a (Rece_Decl – Dedu_Rece_Decl)

Deve ser maior ou igual a zero

Caso resultado seja negativo, Base_Calc igual a zero

EG008

EG009

EM030

EM032

EM033

12

Aliq_ISSQN

Alíquota que se aplica à base de cálculo.

1-1

S

N

5,2

Aliq_ISSQN deve ser igual a alíquota para o Cod_Trib_DESIF do município de entrega e vigência da declaração, conforme Tabela de Códigos de Tributação do Município (Anexo 7)

EG008

EG009

EM038

EM046

EM059

EM074

13

Inct_Fisc

Valor do incentivo fiscal, em R$.

0-1

N

N

16,2

 

EG008

EG009

EM034 EM076

14

Desc_Inct_Fisc

Discriminação da fundamentação legal do incentivo fiscal (descrição e valor em R$)

0-1

N

C

255

Obrigatório se Inct_Fisc for informado

EG009

EM035

 

15

Motv_Nao_Exig

Motivo da não exigibilidade

Exigibilidade suspensa por decisão Judicial;

Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo

0-1

N

N

1

 

EG008

EG009

EM016

 

16

Proc_Motv_Nao_Exig

Número do processo que estabeleceu a suspensão da exigibilidade

0-1

N

C

20

Obrigatório se Motv_Nao_Exig informado for igual a 1 (Exigibilidade suspensa por decisão Judicial) ou 2 (Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo)

EG009

EM044

 

 

Registro 0440:

 

Demonstrativo do ISSQN mensal a recolher. Nesse registro são demonstrados o cálculo da apuração do imposto a partir dos valores informados nos registro 0430, com agregação conforme o tipo de consolidação informado no campo 12 do registro 0000. Para o tipo de consolidação 1, haverá tantas ocorrências desse registros quantas forem as alíquotas incidentes. Para o tipo de consolidação 3, devem ser informados tantos registros por dependência unificadora quantas forem as alíquotas incidentes sobre as receitas da respectiva dependência.

Observações:

·       Módulo da declaração: Apuração Mensal de ISSQN

·       Registro obrigatório

·       Nível hierárquico – 2

·       Ocorrência: vários (por arquivo)

·       Conjunto de campos único por linha no arquivo:

1.     CNPJ

2.     Aliq_ISSQN

Cod_Trib_DESIF (Se tipo de consolidação igual a “2” -  Instituição, alíquota e código de tributação ou “4” – Dependência, alíquota e código de tributação)

 

 

Registro 0440: Demonstrativo do ISSQN mensal a recolher

 

Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0440’

1-1

S

C

4

 

EG009

EG012

EG014

EM066

EM067

EM068

EM069

EM079

3

CNPJ

Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ unificador estabelecido no município, inclusive dígito verificador e sem máscara de formatação.

1-1

S

C

6

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo.

Deve ter sido informado no Registro de Identificação da dependência.

Deve ser igual a CNPJ_Resp_Rclh no Registro Identificação da declaração se Tipo_Cnso igual a 1 – “Instituição e alíquota” ou 2 – “Instituição, alíquota e código de tributação DES-IF”

 

EG004

EG009

EM013

EM037

 

4

Cod_Trib_DESIF

Código de tributação DES-IF.

0-1

N

C

20

Deve existir para o município de entrega e estar na vigência da declaração, conforme Tabela de Códigos de Tributação do Município (Anexo 7)

Informado e obrigatório somente se Registro Identificação da declaração se Tipo_Cnso igual a 2 – “Instituição, alíquota e código de tributação” ou 4 – “Dependência, alíquota e código de tributação”

 

Importante: Para o município de Belo Horizonte o código de tributação DES-IF não pode ser informado, pois serão aceitos somente os tipos de consolidação “1” – Instituição e alíquota e “3” – Dependência e alíquota

EG009

EG011

EM020

EM078

 

5

Rece_Decl_Cnso

Somatório de Rece_Decl do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo agrupado conforme definição de Tipo_Cnso no Registro de Identificação da declaração

1-1

S

N

16,2

Rece_Decl_Cnso igual ao somatório Rece_Decl no Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo conforme definido em Tipo_Cnso no Registro de Identificação da declaração

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo: a)deve ser preenchido com zero; b) observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima.

 

EG008

EG009

EM039

EM047

EM048

EM049

EM050

EM080

6

Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu

Valor total da dedução por subtítulo em R$

0-1

N

N

16,2

Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu igual ao somatório de Dedu_Rece_Decl no Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo consolidado conforme definido em Tipo_Cnso no Registro de Identificação da declaração

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido e observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima

EG008

EG009

EM022

EM023

EM024

EM025

EM082

7

Dedu_Rece_Decl_Cnso

Valor de dedução da receita declarada conforme tipo de consolidação da apuração de ISSQN, em R$.

0-1

N

N

16,2

Deve ser menor do que ou igual  a Rece_Decl_Cnso

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

EG008

EG009

EM051

EM083

8

Desc_Dedu

Identificação das deduções da receita declarada (descrição e valor em R$)

0-1

N

C

255

Obrigatório se Dedu_Rece_Decl_Cnso informado

EG009

EM052

EM073

9

Base_Calc

Valor diferença entre Rece_Decl_Cnso e Dedu_Rece_Decl_Cnso e Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu, em R$.

1-1

S

N

16,2

Deve ser igual à diferença entre Rece_Decl_Cnso e Dedu_Rece_Decl_Cnso e Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, deve ser preenchido com zero (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

EG008

EG009

EM031

EM053

EM070

EM084

 

10

Aliq_ISSQN

Alíquota que se aplica à base de cálculo.

1-1

S

N

5,2

Deve existir no Registro de Demonstrativo da apuração, da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo

A Aliq_ISSQN deve ser igual a alíquota para o Cod_Trib_DESIF (se informado) do município de entrega e estar na vigência da declaração, conforme Tabela de Códigos de Tributação do Município (Anexo 7)

Se não houver ocorrências do  Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, deve ser preenchido com zero (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

A004

EG008

EG009

EM001

EM002

EM003

EM038

EM046

EM060

EM075

EM081

EM093

 

11

Valr_ISSQN_Devd

Resultado do cálculo: (Base_Calc vezes a Aliq_ISSQN dividida por 100 (cem)), em R$.

1-1

S

N

16,2

Deve ser igual ao valor da (Base_Calc vezes a Aliq_ISSQN dividida por 100 (cem))

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, deve ser preenchido com zero (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

Arredondar ou truncar o resultado em duas casas decimais, conforme determinado pelo município e indicado no campo Idn_Arred no Registro Identificação da declaração

 

Importante: Para o município de Belo Horizonte, os cálculos do ISSQN devem ser arredondados (tipo de arredondamento- Tipo_Arred – igual a 1)

EG008

EG009

EM041

EM054

EM085

12

Valr_ISSQN_Retd

Valor do somatório mensal do ISSQN retido conforme consolidação definida no campo Tipo_Cnso no Registro Identificação da declaração, em R$.

0-1

N

N

16,2

Deve ser menor do que ou igual ao (Valr_ISSQN_Devd – Inct_Fisc – Inct_Fisc_Sub_Titu)

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

EG008

EG009

EM055

EM086

13

Inct_Fisc_Sub_Titu

Valor total do incentivo fiscal por Subtítulo em R$

0-1

N

N

16,2

Inct_Fisc_Sub_Titu igual ao somatório de Inct_Fisc no Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo consolidado conforme definido em Tipo_Cnso no Registro de Identificação da declaração

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

EG008

EG009

EM005

EM006

EM007

EM008

EM087

14

Inct_Fisc

Valor do incentivo fiscal por Aliq_ISSQN ou Cod_Trib_DESIF, em R$.

0-1

N

N

16,2

Deve ser menor ou igual ao  Valr_ISSQN_Devd

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

EG008

EG009

EM056

EM077

EM088

15

Desc_Inct_Fisc

Discriminação da fundamentação legal do incentivo fiscal (descrição e valor em R$)

0-1

N

C

255

Obrigatório se Inct_Fisc informado

EG009

EM042

EM057

16

Valr_A_Cmpn

Valor do crédito para abater no pagamento do imposto devido, em R$.

0-1

N

N

16,2

Não pode ser maior que (Valr_ISSQN_Devd – Valr_ISSQN_Retd – Inct_Fisc)

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima)

EG008

EG009

EM015

EM058

EM089

17

Orig_Cred_A_Cmpn

Discriminação do crédito a ser compensado (competência e valor em R$).

0-N

N

 

Obrigatório, pelo menos uma ocorrência, se Valr_A_Cmpn informado

EM018

EM017

 

17.1

Cmpe_Orig_Cred

Competência do crédito a ser compensado: Formato: aaaamm

0-1

N

C

6

Ano e mês validos

Ano e mês anteriores à competência da declaração

EG009

EM011

EM014

EM065

17.2

Valr_Orig_Cred

Valor do crédito a ser compensado

0-1

N

N

16,2

Somatório das ocorrências deve ser igual a Valr_A_Cmpn

EG008

EG009

EM036

EM045

18

Valr_ISSQN_Rclh

Valor do imposto recolhido no mês em R$

0-1

N

N

16,2

Não pode ser menor que zero

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido (observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

EG008

EG009

EM009

EM090

19

Motv_Nao_Exig

Motivo de não exigibilidade

1-        Exigibilidade suspensa por decisão Judicial;

2-        Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo

0-1

N

N

1

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido

EG008

EG009

EM016

EM091

 

20

Proc_Motv_Nao_Exig

Número do processo que estabeleceu a suspensão da exigibilidade

0-1

N

C

20

Obrigatório se Motv_Nao_Exig informado for igual a 1(Exigibilidade suspensa por decisão Judicial) ou 2 (Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo)

EG009

EM044

21

ISSQN_A_Relh

Resultado do cálculo (Valr_ISSQN_Devd – Valr_ISSQN_Retd – Inct_Fisc – Valr_A_Cmpn – Val_ISSQN_Rclh), em R$.

 

0-1

N

N

16,2

Resultado do cálculo (Valr_ISSQN_Devd – Valr_ISSQN_Retd – Inct_Fisc – Valr_A_Cmpn – Val_ISSQN_Rclh)

Deve ser igual a zero se Motv_Nao_Exig for informado

Se o resultado da expressão for negativo, deve ser zero.

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido ) observar também as instruções do item 4.2.9.1 acima).

EG008

EG009

EM012

EM040

EM043

EM092

 

ANEXO III

MÓDULO INFORMAÇÕES COMUNS AOS MUNICÍPIOS

 

Nesse módulo são declarados: a) o plano de contas; b) a tabela de tarifas; e c) tabela de identificação de serviços de remuneração variável.

Entrega até o dia vinte de fevereiro do ano seguinte ao ano de competência dos dados declarados.

OBS: Para o ano de 2009, a entrega se dará no dia 20 de agosto de 2010.

 

Arquivo único, conforme estrutura especificada no Anexo I, com quatro tipos de registros, a saber:

 

REGISTRO 0000 - Identificação da declaração

É o conjunto de informações que identificam a Instituição, módulo da declaração, competência e opção de consolidação. Possui uma única ocorrência por arquivo, sendo obrigatoriamente o primeiro registro desse módulo.

 

REGISTRO 0100 - Plano geral de contas comentado PGCC

Plano geral de contas comentado – PGCC analítico de todas as Contas de resultado credoras, adotado internamente pela instituição, com vinculação das Contas internas à codificação do COSIF, o respectivo enquadramento na lista de serviços da Lei Complementar 116/03 (LC 116/03) e a descrição detalhada da natureza das operações registradas nos Subtítulos.

O PGCC deve conter todos os Grupos do COSIF, sendo obrigatório somente para o grupo 7000000 o detalhamento dos respectivos Subgrupos, desdobramento do Subgrupo, Título e Subtítulo, independentemente da incidência do imposto.

Os Subtítulos do Grupo 7000000 deverão conter exclusivamente receitas de mesma natureza, no nível mais analítico, segregando os valores por espécie. Exemplos: juros, multas, amortizações, correção monetária, comissões pela intermediação na venda de seguro, comissões pela intermediação na venda de pacote turístico, comissões pela intermediação na venda de cartão de crédito, tarifas de emissão de cheque, tarifas de manutenção de Contas, tarifa de abertura de crédito, bonificações, honorários e taxas.

O detalhamento da natureza das operações registradas nos subtítulos só deve ser informado para os subtítulos de nível mais analítico e deve ser completo e claro o suficiente para identificar todos os tipos de operações vinculadas às receitas ali contabilizadas.

 

REGISTRO 0200 - Tabela de tarifas de serviços da instituição

Tabela de tarifas de produtos e serviços da Instituição com suas vinculações aos respectivos Subtítulos de lançamento contábil. Para cada tarifa devem ser informados tantos registros 0200 quantos forem os subtítulos contábeis que recebem lançamentos referentes a essa tarifa. Todas as tarifas constantes da tabela de tarifas da instituição, independentemente de serem ou não cobradas ou de serem ou não prestados no município, devem constar em pelo menos um registro 0200.

Registro obrigatório apenas às Instituições que têm o dever de possuir tabela de tarifas conforme regulamento do BACEN.

 

REGISTRO 0300 - Tabela de identificação de serviços de remuneração variável

Tabela na qual são identificados os subtítulos onde são escrituradas as receitas dos serviços constantes na Tabela de Serviços de Remuneração Variável prestados pela instituição potencial ou efetivamente, ainda que não sejam prestados no município de Belo Horizonte.

 

ESPECIFICAÇÃO DOS REGISTROS

REGISTRO 0000 - Identificação da declaração

 

É o conjunto de informações que identificam a Instituição, módulo da declaração, competência e opção de consolidação. Possui uma única ocorrência por arquivo, sendo obrigatoriamente o primeiro registro desse módulo.

As especificações deste registro se encontram no anexo II da Portaria.                                                                

 

REGISTRO 0100 - Plano geral de contas comentado PGCC

 

Observações:

·  Módulo da declaração: Informações Comuns aos Municípios

·  Registro obrigatório

·  Nível hierárquico – 1

·  Ocorrência: vários (por arquivo)

·  Conjunto de campos único por linha no arquivo:

·  Conta:

·  deve haver uma conta raiz (topo, que não possui conta superior) no plano da empresa que obrigatoriamente corresponda à raiz 70000009 do plano Cosif;

·   todas as contas analíticas (contas que não possuem conta inferior) da empresa devem corresponder a contas analíticas do Cosif;

·  os níveis das contas Cosif informadas para uma conta no plano interno e o nível de sua conta superior devem preservar a correspondente hierarquia de níveis no Plano Cosif.

 

 

Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0100’

1-1

S

C

4

 

EG009

EG012

EG014 EI023

3

Conta

Código do Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título e Subtítulo de acordo com o Plano de Contas – PGCC interno.

1-1

S

C

30

Sem uso de máscara de formatação.

Deve ter uma ocorrência por declaração.

EG009

EG016

EI001

EI032

EI033

 

4

Nome

Nome do Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título e Subtítulo de acordo com o PGCC interno

1-1

S

C

100

 

EG009 EI003

 

5

Desc_Conta

Descrição detalhada que permita a identificação a natureza da operação nela contabilizadas. Obrigatório somente para Subtítulos mais analíticos (que recebem os lançamentos contábeis)

0-1

N

C

600

Obrigatório se não for referenciada no campo Conta_Supe do PGCC

EG009 EI004

 

6

Conta_Supe

Código da Conta hierárquica e imediatamente superior. Não preencher se, e somente se, Grupo inicial (topo).

0-1

N

C

30

Sem uso de máscara de formatação.

Deve existir como Conta no Registro de Plano geral de contas comentado – PGCC

Obrigatório para todas as contas do PGCC exceto para a conta raiz correspondente ao COSIF 70000009

Importante: Para o município de Belo Horizonte será aceito somente um Grupo inicial (Grupo 7 do COSIF)

EG009

EI005

EI006

EI007

EI021

EI030

 

7

Conta_COSIF

Código da conta Cosif mais analítica relacionada à Conta do PGCC informada no campo 3.

1-1

S

C

20

Sem máscara de formatação.

Deve existir na Tabela do COSIF (Anexo 3)

Deve seguir a mesma estrutura hierárquica do COSIF

Conta COSIF deve estar vigente na competência da declaração.

Os níveis das contas Cosif informadas para uma conta no plano interno e sua conta superior devem preservar a correspondente hierarquia de níveis no plano COSIF.

A008

A009

EG009

EI008

EI009

EI018

EI027

EI028

EI029

EI031

8

Cod_Trib_DESIF

Código de tributação DES-IF.

0-1

N

C

20

Obrigatório somente para os subtítulos

informados no campo Sub_Titu dos

registros 0200 e 0300. Devem ser

informados para todos os subtítulos em

que são contabilizadas receitas de

prestação de serviços. Não pode ser

informado para subtítulos que são

referenciados no campo Conta_Supe

do registro 0100

Deve existir na Tabela de Códigos de

Tributação da DES-IF (Anexo 6) e

Tabela Códigos de Tributação do

Município (Anexo 7) dentro da vigência

da declaração

EI010

EI014

EG009

EG011

 

 

Registro 0200: Tabela de Tarifas de Serviços da Instituição

Observações:

·       Módulo da declaração: Informações Comuns aos Municípios

·       Registro não obrigatório

·       Nível hierárquico – 1

·       Ocorrência: vários (por arquivo)

·       Conjunto de campos único por linha no arquivo:

3.     Idto_Tari

4.     Sub_Titu

 

Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0200’

1-1

S

C

4

Registro obrigatório quando Instituição cujo Tipo da instituição (Tipo_Inti no Registro Identificação da declaração) refere-se ao Anexo 2 – Tabela de Títulos com atributo Tabela de Tarifas obrigatória igual a “Sim”

EG009

EG012

EG014 EI024

 

3

Idto_Tari

Código de identificação da tarifa, atribuído pela instituição.

1-1

S

C

20

Sem uso de máscara de formatação.

Não pode ter mais de uma ocorrência para o mesmo Subtítulo para a mesma vigência

EG009

EI011

EI015

4

Desc_Tari

Descrição da tarifa

1-1

N

C

100

Obrigatório somente a primeira ocorrência para o mesmo período

EI012

EI020

EG009

5

Sub_Titu

Código do Subtítulo, de acordo com o PGCC interno, no qual a receita da tarifa é escriturada. 

1-1

S

C

30

Sem uso de máscara de formatação.

Deve existir no Registro de Plano geral

de contas comentado PGCC

como subtítulo analítico

EG009

EG015

EI002 EI013


Tabela de identificação de serviços de remuneração variável

Registro 0300: Tabela de identificação de serviços de remuneração variável

Observações:

·           Módulo da declaração: Informações Comuns aos Municípios

·           Registro não obrigatório

·           Nível hierárquico – 1

·           Ocorrência: vários (por arquivo)

·           Conjunto de campos único por linha no arquivo:

5.         Idto_Serv_Remn_Varl

6.         Sub_Titu

 

Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0300’

1-1

S

C

4

Registro obrigatório para as instituições que executam pelo menos uma das atividades definidas na Tabela de Serviços de Remuneração Variável (Anexo 9)

EG009

EG012

EG014

3

Idto_Serv_Remn_Varl

Código de identificação do serviço de remuneração variável.

1-1

S

N

6

Deve existir na Tabela de Serviços de Remuneração Variável (Anexo 9).

Não pode ter mais de uma ocorrência para o mesmo Subtítulo para a mesma vigência. Sem máscara de formatação.

EG008

EG009

EI016

EI017

EI019

4

Desc_Compl_Serv_Remn_Varl

Descrição complementar do serviço de remuneração variável

0-1

N

C

255

Obrigatório somente se Indicador de obrigatoriedade de descrição complementar = “Sim” na Tabela de Serviços de Remuneração Variável (Anexo 9) e na primeira ocorrência para o mesmo período

EG009

EI022

 

5

Sub_Titu

Código do subtítulo analítico, de acordo com o PGCC, no qual o serviço é escriturado. 

1-1

S

C

30

Sem uso de máscara de formatação.

Deve existir no Registro de Plano geral

de contas comentado PGCC

como subtítulo analítico

EG009

EG015

EI025

EI026

 

ANEXO IV

 

MÓDULO DEMONSTRATIVO CONTÁBIL

 

Nesse módulo são declarados os demonstrativos contábeis.

 

A)   Balancete analítico mensal:

 

Balancetes analíticos mensais das Contas de resultado por CNPJ de cada dependência da Instituição localizada no município.

Os balancetes de cada CNPJ devem integrar os registros das operações das unidades a eles vinculadas.

Todas as contas de resultado com movimentação no período devem constar no balancete, ficando dispensada a prestação de informações das Contas de resultado de natureza devedora (despesas) até que se faça um estudo específico.

 

B)   Demonstrativo de rateio de resultados internos

 

Demonstra os valores por natureza de receita lançados de forma consolidada no Título “Rateio de Resultados Internos” ou nos relatórios gerenciais de rateio.

Obrigatório para todas as dependências cujo Título “Rateio de Resultados Internos” possui lançamento em seus balancetes.

O somatório por competência de Receita Rateada deve ser igual ao valor lançado no Registro de Balancete analítico mensal para o Título “Rateio de Resultados Internos” correspondente ao COSIF.

 

Entrega até o dia 20 do mês de Julho do ano seguinte ao ano de competência dos dados declarados.

OBS: Para o ano de 2009, a entrega se dará no dia 20 de agosto de 2010.

 

Arquivo único, conforme estrutura especificada no Anexo I, com quatro tipos de registros, a saber:

 

REGISTRO 0000 - Identificação da declaração

É o conjunto de informações que identificam a Instituição, módulo da declaração, competência e opção de consolidação. Possui uma única ocorrência por arquivo, sendo obrigatoriamente o primeiro registro desse módulo.

 

REGISTRO 0400 - Identificação da dependência

É o conjunto de informações que identifica a estrutura da Instituição, suas dependências, o detalhamento dos dados cadastrais e tipo da declaração. Deve ser informado um registro 0400 para cada dependência da Instituição no município de Belo Horizonte, independentemente da sua classificação, relação de dependência, modelo adotado de contabilização de suas receitas e quaisquer outros entendimentos.

 

REGISTRO 0410 -  Balancete analítico mensal

Balancetes analíticos mensais das Contas de resultado por CNPJ de cada dependência da Instituição localizada no município que compõem a contabilidade oficial levada a registro nas juntas comerciais.

Os balancetes de cada CNPJ devem integrar os registros das operações das unidades a eles vinculadas.

Todas as contas de resultado devedoras com movimentação no período devem constar no balancete.

REGISTRO 0420 - Demonstrativo de rateio de resultados internos

Demonstra os valores por natureza de receita lançados de forma consolidada no Título “Rateio de Resultados Internos” ou nos relatórios gerenciais de rateio.

Obrigatório para todas as dependências cujo Título “Rateio de Resultados Internos” possui lançamento em seus balancetes.

O somatório por competência de Receita Rateada deve ser igual ao valor lançado no Registro de Balancete analítico mensal para o Título “Rateio de Resultados Internos” correspondente ao COSIF.

 

ESPECIFICAÇÃO DOS REGISTROS

 

 

REGISTRO 0000 - Identificação da declaração

 

As especificações deste registro se encontram no anexo II da Portaria.

 

REGISTRO 0400 - Identificação da declaração

 

As especificações deste registro se encontram no anexo II da Portaria.

REGISTRO 0410 -  Balancete analítico mensal

Observações:

·       Módulo da declaração: Demonstrativo Contábil

·       Registro não obrigatório

·       Nível hierárquico – 2

·       Ocorrência: vários (por arquivo)

·       Conjunto de campos único por linha no arquivo:

7.     Cod_Depe

8.     Ano_Mes_Cmpe

9.     Conta

 

Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0410’

1-1

S

C

4

 

EC002

EC012

EG009

EG014

EG012

3

Cod_Depe

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado

1-1

S

C

15

Deve ter sido informado no Registro de Identificação da dependência.

EC001

EG002

EG006

EG009

 

4

 Ano_Mes_Cmpe

Mês e ano de competência do balancete. Formato: aaaamm

1-1

S

C

6

Ano e mês válidos

Deve estar compreendido no período de competência da declaração, ou seja, maior ou igual a Ano_Mes_Inic_Cmpe e menor ou igual a Ano_Mes_Fim_Cmpe ambos no Registro de Identificação da declaração

EC014

EG007

EG009

 

5

Conta

Código do Grupo ou Subgrupo ou desdobramento do Subgrupo ou Título ou Subtítulo de acordo com o PGCC.

1-1

S

C

30

Sem uso de máscara de formatação

Deve existir no Registro Plano geral de contas comentado – PGCC. Deve ter ocorrência mensal, a partir da competência da primeira movimentação, até o final do semestre, mesmo se saldo final for igual a zero antes do término do semestre

 

EC013

EG009

EG016

6

Sald_Inic

Valor do saldo inicial da Conta no mês em R$

1-1

S

N

16,2

Deve ser sempre igual ao Sald_Final do Ano_Mes_Cmpe anterior, exceto para a ocorrência igual Ano_Mes_Inic_Cmpe do Registro de Identificação da declaração.

O Sald_Inic de um Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título ou Subtítulo, para uma competência, deve ser igual a soma dos respectivos Sald_Inic dos Subgrupos, desdobramento do Subgrupo, Títulos ou Subtítulos imediatamente abaixo, conforme Registro de Plano geral de contas comentado – PGCC, para a mesma competência.

Valores dos meses janeiro e julho são iguais a zero

EC003

EC004

EC005

EG008

EG009

 

7

Valr_Debt

Valor total de lançamentos a débito no mês em R$, em valor absoluto sem sinal

1-1

S

N

16,2

O Debito de um Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título ou Subtítulo, para uma competência, deve ser igual à soma dos respectivos Valr_Debt dos Subgrupos, desdobramento do Subgrupo, Títulos ou Subtítulos, imediatamente abaixo, conforme Registro de Plano geral de contas comentado – PGCC, para a mesma competência.

Deve ser em valor absoluto, sem sinal.

EC006

EC007

EG008

EG009

 

8

Valr_Cred

Valor total de lançamentos a crédito no mês em R$, em valor absoluto sem sinal.

1-1

S

N

16,2

O Credito de um Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título ou Subtítulo, para uma competência, deve ser igual à soma dos respectivos Valr_Cred dos Subgrupos, desdobramento do Subgrupo, Títulos ou Subtítulos, imediatamente abaixo, conforme Registro de Plano geral de contas comentado – PGCC, para a mesma competência.

Deve ser em valor absoluto, sem sinal.

EC008

EC009

EG008

EG009

 

9

Sald_Final

Valor do saldo final da Conta no mês em R$

1-1

S

N

16,2

Deve ser sempre igual ao Sald_Inic mais Valr_Cred menos Valr_Debt

O Sald_Final de um Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título ou Subtítulo, para uma competência, deve ser igual a soma dos respectivos Sald_Final dos Subgrupos, desdobramento do Subgrupo, Títulos ou Subtítulos, imediatamente abaixo, conforme Registro de Plano geral de contas comentado – PGCC, para a mesma competência.

EC010

EC011

EC017

EG008

EG009

 


Demonstrativo de rateio de resultados internos

Registro 0420: Demonstrativo de rateio de resultados internos

Observações:

·       Módulo da declaração: Demonstrativo Contábil

·       Registro não obrigatório

·       Nível hierárquico – 2

·       Ocorrência: vários (por arquivo)

·       Conjunto de campos único por linha no arquivo: não há

 

Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0420’

1-1

S

C

4

Obrigatório se existir movimentação no Balancete para Conta no Registro de Plano geral de contas comentado – PGCC cuja Conta_COSIF igual 7.8.0.00.00-1

EG009

EG012

EG014

3

Cod_Depe

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado

1-1

S

C

15

 

EG002

EG006

EG009

4

 Ano_Mes_Cmpe

Ano e mês de competência do balancete. Formato: aaaamm

1-1

S

C

6

Ano e mês válidos

Deve estar compreendido no período de competência da declaração, ou seja, maior ou igual a Ano_Mes_Inic_Cmpe e menor ou igual a Ano_Mes_Fim_Cmpe ambos no Registro de Identificação da declaração

EC014

EG007

EG009

 

5

Desc_Rate

Descrição detalhada da receita rateada

1-1

S

C

255

 

EC015

EG009

6

Valr_Rate

Valor da receita rateada.

1-1

S

N

16,2

Maior do que zero

O somatório por competência de Valr_Rate deve ser igual ao valor lançado no Balancete para o Título “Rateio de Resultados Internos”, isto é, somente para Conta do balancete (Conta) com Conta do COSIF (Conta_COSIF no Registro Plano geral de contas comentado – PGCC) igual a “7.8.0.00.00-1”.  Somatório do Valor do rateio (Valr_Rate) menor que diferença entre Valor de crédito e Valor de débito (Valr_Cred – Valr_Debt no Registro Balancete analítico mensal) para a Dependência (Cod_Depe) e para Ano e mês de competência (Ano_Mes_Cmpe)

EC016

EG008

EG009

7

Tipo_Prda

Tipo da partida:

1 – Crédito

2 – Débito

1-1

S

N

1

 

EG008

EG009

EG017

8

Cod_Evto

Código do evento conforme Tabela de Eventos Contábeis em Contas de resultado (Anexo 1) – Grupo Apropriação de Receitas. 

1-1

S

N

3

Deve existir na Tabela de Eventos Contábeis em Contas de resultado (Anexo 1) e ser diferente do código “113 – Valor referente a rateio de receitas por  prestação de serviços”

EC018

EC019

EC020

EG008

EG009

 

 

ANEXO V

MÓDULO DEMONSTRATIVO DAS PARTIDAS DOS LANÇAMENTOS CONTÁBEIS

 

Nesse módulo são declarados os demonstrativos das partidas dos lançamentos contábeis em sua forma mais primitiva, isto é individual por operação / evento. Serão entregues ao fisco conforme solicitação e devem estar disponíveis para entrega a partir do dia 20 do mês de Julho do ano seguinte ao ano de competência dos dados declarados.

Arquivo único, conforme estrutura especificada no Anexo I, com apenas um tipo de registro, a saber:

 

REGISTRO 1000:

Nesse registro são declaradas as partidas dos lançamentos contábeis com informações extraídas das Fichas dos Lançamentos individuais por operação. A Instituição Financeira deve entregar ao Fisco Municipal sempre que solicitado, conforme os seguintes critérios:

- Para um período

- Apenas para um conjunto de Subcontas

- Com todos os lançamentos

- Somente com os lançamentos a crédito

- Somente com os lançamentos a débito.

Para um mesmo lançamento, a soma das partidas a débito deve ser igual à soma das partidas a crédito.

Os lançamentos deverão ser entregues ao município cujo Município Contábil e/ou Município Vinculado for igual ao município para o qual se dirige a DES-IF e que pelo menos uma partida seja em Subtítulo de resultado credor.

Sempre que solicitado, deverão ser entregues os lançamentos cujo Município Contábil e/ou Município Vinculado for Belo Horizonte e que pelo menos uma partida seja em Subtítulo de resultado credor.

 

Observações:

·  Módulo da declaração: Demonstrativo das partidas dos lançamentos contábeis

·  Registro obrigatório

·  Nível hierárquico – 0

·  Ocorrência: vários (por arquivo)

·  Conjunto de campos único por linha no arquivo: não há

 

 

Campo

Descrição

Oc

Obr

Tipo

Tam

 

Regra de preenchimento

Erro

Alerta

1

Num_Linha

Número seqüencial que identifica a linha do arquivo.

1-1

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

EG003

EG008

EG009

EG013

2

Reg

Texto fixo contendo ‘1000’

1-1

S

C

4

 

EG009

EG012

EG014

3

CNPJ_Ctbl

Identificação da dependência composta dos 14 algarismos do CNPJ da dependência onde foi contabilizada a partida do lançamento, inclusive dígito verificador e sem máscara de formatação.

1-1

S

C

14

Validar dígito verificador.

 

EG004

EG009

 

4

Cod_Munc_Ctbl

Código do município onde está situada a CNPJ_Ctbl (Tabela de Municípios do IBGE), se exterior colocar 9999999

1-1

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios do IBGE (Anexo 5)

EG001

EG008

EG009

EG010

5

Idto_Lanc

Número de identificação do lançamento, único por lançamento.

1-1

S

C

50

Mesma adotada pela contabilidade para atender ao que estabelece o COSIF

EG009

EL004

6

Dat_Lanc

Data do lançamento. Formato: aaaammdd

1-1

S

D

 

Data válida

 

EG005

EG009

EL003

 

7

Valr_Prda_Lanc

Valor da partida do lançamento

1-1

S

N

16,2

Para um mesmo lançamento, a soma das partidas a débito (Tipo_Prda igual a 2 – Débito) deve ser igual a soma das partidas a crédito (Tipo_Prda igual a 1 – Crédito)

EG008

EG009

EL002

EL005

 

8

Sub_Titu

Código do Subtítulo de acordo com o PGCC interno.  Sem uso de máscara de edição.

1-1

S

C

30

 

EG008

EG009

EG015

9

Tipo_Prda

Tipo da partida:

1 – Crédito

2 – Débito

1-1

S

N

1

 

EG008

EG009

EG017

10

Cod_Evto

Código do evento da partida conforme Tabela de Eventos Contábeis em Contas de resultado (Anexo 1)

0-1

N

N

3

 

EG008 EG009 EL001

11

Munc_Vinc

Código do município onde está situada a dependência na qual o cliente possui vínculo como correntista da instituição. Caso o cliente não seja correntista da Instituição, informar a identificação da dependência onde foi adquirida / contratada / iniciada a operação / transação / aquisição que deu origem ao lançamento contábil,  (Tabela de Municípios do IBGE), se exterior colocar 9999999

1-1

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios do IBGE (Anexo 5)

EG001

EG008

EG009

EG010

 

12

Hist_Prda

Descrição detalhada da operação que deu origem à partida do lançamento contábil

1-1

S

C

255

 

EG009

EL006